Cinco premiações literárias que você não sabia que existiam

Elas contemplam gêneros específicos da Literatura, como o terror, o suspense, a ficção científica, entre outros

Por Caroline Svitras | Foto: Divulgação

Profissionais da Literatura, ao longos dos anos, tiveram diversas formas de reconhecer os principais nomes e obras da categoria. O prêmio Pulitzer é uma das mais altas honrarias dedicadas à produção jornalística e literária do mundo. Os inscritos podem concorrer em 21 categorias, sendo que 20 delas oferecem um pagamento de 15 mil dólares.

Já no Brasil, o Prêmio Jabuti é a considerado o “Oscar” da Literatura. Os primeiros colocados de cada categoria recebem R$ 3.500,00 cada e os autores do Livro do Ano Ficção e do Livro do Ano Não Ficção são contemplados com estatuetas, além de 35 mil reais.

Entretanto, há as premiações que poucos ouvimos falar. Elas contemplam gêneros específicos da Literatura, como o terror, o suspense, o romance, a ficção científica, entre outros. Vejamos, então, cinco exemplos de prêmios literários que quase ninguém ouviu falar:

  1. Edgar Allan Poe Awards

Criado em 1946 e oferecido pela Mystery Writers of America, o Edgars contempla as melhores obras de mistério a cada ano. São 14 categorias que envolvem não apenas Literatura, mas também roteiros de programas televisivos e peças de teatro do gênero. Entre os vencedores de 2017 estão The Ex, de Alafair Burke, na categoria de Melhor Romance; Dodgers, de Bill Beverly, como Melhor Romance de Estreia e “Oxford Girl” – Mississippi Noir, de Megan Abbott, na categoria de Melhor Conto. Para conferir a lista completa de vencedores acesse http://www.theedgars.com/nominees.html.

  1. World Fantasy Awards

A World Fantasy Awards é uma convenção voltada para o gênero de fantasia, que há 42 anos contempla as melhores obras e autores da categoria em uma grande premiação em Rhode Island, nos Estados Unidos. Em 2016, Anna Smaillnt levou o prêmio de Melhor Romance pela sua obra The Chimes. Já Alyssa Wong e Kelly Barnhill venceram, respectivamente, nas categorias Conto e Ficção. Veja outros vencedores aqui: http://www.worldfantasy.org/awards.

  1. Bram Stocker Awards

Oferecido pela Horror Writers Association, ele é a maior honraria concedida às obras e autores de terror e suspense. Em 2015, os vencedores por melhor Romance, Não-Ficção e Poesia foram, respectivamente, Paul Tremblay (A Head Full of Ghosts), Lucy A. Snyder (Shooting Yourself in the Head For Fun and Profit: A Writer’s Survival Guide) e Tom Piccirilli  (Forgiving Judas). Para ver a lista completa acesse: http://horror.org/awards/stokerwinnom.htm.

  1. Jupiter Award

O Jupiter Award contemplou, entre os anos de 1974 e 1978, as melhores produções e autores de ficção científica do mundo. Entre os vencedores há nomes como Arthur C. Clarke, Gordon R. Dickson e Robert Silverberg.

  1. Jerusalem Prize for the Freedom of the Individual in Society

O prêmio é entregue a cada dois anos pela Jerusalem International Book Fair a autores cujos trabalhos tenham sito relevantes na luta pela liberdade individual. Neste ano, o homenageado será o norueguês Karl Ove Knausgård pela produção dos seus seis romances, por vezes autobiográficos, que promovem a reflexão sobre aspectos da vida. Para saber mais acesse: http://www.jbookfair.com/en/.