10 curiosidades sobre William Shakespeare

Confira 10 curiosidades sobre o escritor mais influente do mundo, William Shakespeare

Retrato de Shakespeare encontrado por Alec Coobe – restaurador de arte – como único existente atestado por Stanley Wells professor jubilado por estudos sobre Shakespeare da Universidade de Birminghan.

1) Escreveu 37 peças e 154 obras até agora conhecidas.

2) As peças eram apresentadas em latim. Shakespeare traduziu para o idioma inglês aproximadamente 3 mil novas palavras e usou mais de 7 mil palavras apenas uma vez em suas peças, ou seja, sem repeti-las fazendo uso de diversos sinônimos.

3) Nasceu e faleceu no mesmo dia 23 de abril, aos 52 anos. Consideramos aqui a data de 23 de abril. Contudo, é importante anotar que, naquele tempo, a Inglaterra ainda usava o calendário juliano. Por isso, o 23 de abril em que Shakespeare morreu é equivalente ao 3 de maio do calendário atual.

4) Foi pai pela primeira vez em 1583, quando nasceu sua filha Susanna. Em 1585 nasceram os gêmeos Hamnet e Judith. Hamnet morreu aos 11 anos de causa
desconhecida.

5) Presenciou momentos de interesses políticos repletos de conspirações na realeza, ou ainda, de tendências religiosas como as de católicos contra protestantes.

6) Testemunhou o período durante o qual a peste bubônica, conhecida também como peste negra, se anunciava novamente como em vários outros momentos da história –séculos XII, XIV, XV etc.

7) Apesar do sucesso de suas obras, muitos condenavam a arte dramatúrgica. No entanto, atento aos detalhes da sociedade na qual vivia, seus vícios e vicissitudes, tirou proveito dos eventos como inspirações para transformá-los em personagens inesquecíveis, tais como Falstaff, Iago, Ricardo III, Hamlet, Lear, Romeu, Julieta, nesses 400 anos que nos distanciam de Shakespeare.

8) Casou-se aos 18 anos com Anna Hathaway, mais velha, órfã e independente financeiramente, grávida de 2 a 3 meses de Susanna. (GREENBLATT,
2011, p. 150)

9) O casal morava separado, Shakespeare em Londres, Ana e as crianças em Stratford. No entanto, seu casamento durou 34 anos até seu falecimento;

10) Público da época para suas peças era de 1.500 a 2.000 pessoas por dia.